home > CAS > orientação e apoio sócio-familiar

Orientação e Apoio Sócio-familiar

Objetivo: Desenvolver com as famílias ações e iniciativas que possibilitem a melhoria das condições de vida com vistas ao empoderamento e transformação social.

Este eixo de trabalho focaliza o atendimento das famílias das crianças e adolescentes atendidos nos núcleos de trabalho do CAS através de profissionais Assistentes Sociais qualificados. Tendo como proposta desenvolver com as mesmas ações e iniciativas que possibilitem a melhoria das condições de vida com vistas ao empoderamento e transformação social.

tl_files/aebas/socio-familiar.jpg

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (2004), a família, independente dos formatos e modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida. Todavia, não se pode desconsiderar que ela se caracteriza como um espaço contraditório cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por conflitos e geralmente, também, por desigualdades, além de que nas sociedades capitalistas a família é fundamental no âmbito da proteção social.

Diante deste contexto, conhecer a família torna-se imprescindível, bem como investir em projetos direcionados as mesmas, uma vez que trabalhar somente as crianças e adolescentes não tem sido suficiente para a melhoria da qualidade de vida e das relações interpessoais. Busca-se a inclusão social de famílias de baixa renda, em atividades de atendimento, orientação, encaminhamento, suporte social, qualificação profissional entre outros.