home > onde atuamos > núcleo frei damião

Núcleo do Frei Damião

O trabalho da AEBAS com a comunidade Frei Damião teve início em 2003 por meio de uma parceria com a ABM/2001 – Associação Beneficente Missão, ONG ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil em Palhoça, com uma história de atuação naquela comunidade e que sentia a necessidade de ampliar seu trabalho para o que buscou a parceria com a AEBAS, passando então as duas organizações a trabalharem de forma conjunta. Desde então o trabalho tem prosperado e atualmente são atendidas diariamente pela AEBAS 150 crianças e adolescentes em projetos sócio-educativos.

A Comunidade Frei Damião localizada no Município de Palhoça, apresenta, de acordo com o Censo IBGE 2010 uma população de cinco mil habitantes. A Comunidade enfrenta sérias limitações no que diz respeito a infra estrutura de saneamento básico, serviços públicos nas áreas da saúde, educação, assistência social, transporte e segurança, sendo permanente a luta contra o tráfico e uso de drogas. Formada por moradores provenientes na sua maioria do interior do Estado de Santa Catarina, caracteriza-se como uma comunidade de população com tendência a estabilização considerando que a média de tempo de moradia é de sete anos.

No Núcleo do Frei Damião são desenvolvidos os seguintes programas e ou projetos com as crianças, adolescentes, famílias e comunidade:

» Acompanhamento Escolar

» Ampliando os Horizontes

» Oficinas de Música

» Programa de Orientação Sócio-Familiar