home > CAS

CAS - Centro de Assistência Social

tl_files/aebas/cas_horizontal.jpg

Sobre o Centro de Assistência Social da AEBAS - CAS


Missão

“Realizar ações sócio-educativas e de Assistência Social fundamentadas em princípios cristãos com crianças, adolescentes, famílias e organizações de forma qualificada, participativa, transparente e sustentável, por meio  de parcerias, visando a construção da cidadania e de uma sociedade mais justa em diferentes regiões empobrecidas da grande Florianópolis.”

 

Visão

“Ser referência como um Centro de Assistência Social reconhecido pela excelência das ações realizadas com crianças, adolescentes, famílias e organizações.”

A atuação do CAS – Centro de Assistência Social da AEBAS, acontece na área da Assistência Social tendo como base e fundamentação legal a Constituição Federal de 1988, e a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, de nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. De acordo com o PNAS/2004 – Plano Nacional de Assistência Social, suas ações acontecem no âmbito da Proteção Social Básica, desenvolvendo ações sócio-educativas voltadas para crianças e adolescentes, e orientação e apoio sócio-familiar. As ações sócio-educativas tem como base legal o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069 de 13 de julho de 1990.

O trabalho do CAS da AEBAS acontece de forma descentralizada por meio do atendimento em Núcleos localizados em comunidades notadamente empobrecidas nas quais são identificadas demandas que justifiquem a intervenção com a comunidade tendo como foco a criança e o adolescente.

A entidade entende como desafio o enfrentamento de dois problemas: primeiro, gerar ações concretas que repercutam diretamente na melhoria permanente das condições de vida das crianças , adolescentes e famílias alcançadas, segundo, garantir que estas ações aconteçam dentro  e em estreita relação com as comunidades empobrecidas.

A estratégia adotada para o trabalho descentralizado baseia-se na formação de parcerias com outras organizações que já estejam atuando nas comunidades, e que tenham percebido nesta relação novas demandas e oportunidades de trabalho para os quais buscam então a parceria da AEBAS.

As ações promovidas com as crianças, adolescentes e suas famílias são organizadas em 4 eixos: Acompanhamento Escolar, Educação Social, Oficinas de Música e Orientação e Apoio Sócio-familiar.